Qual desta afirmações relativamente à teoria de piaget é verdadeira?

quarta-feira, 30 de março de 2011

Hereditariedade vs Meio

           Uma das questões que se levanta hoje em dia acerca da personalidade, do comportamento ou até do aspecto físico do Homem é unicamente a sua origem, isto é, será que somos afectados pelo meio? E pela hereditariedade? 
          Na minha opinião pessoal será óbvio que podemos afirmar que somos o produto de uma junção genética dos nossos progenitores e penso que esta será também a opinião de uma boa quantidade de pessoas. Mas será que uma criança está à nascença destinada a ser teimosa como o pai ou até arrogante como a mãe? Não. Nós herdamos um conjunto de genes dos nossos pais e são muitas vezes visíveis semelhanças físicas entre os mesmos e os filhos. Penso que poderemos estar predestinados a ser fisicamente altos - um exemplo - mas caso no meio onde estejamos inseridos não formos estimulados para tal, isto é, não recebermos os nutrientes ou até mesmo comida para o nosso corpo se desenvolver, não seremos altos. Podemos então concluir desde já que o meio exerce um papel fundamental no Homem.
          Num estudo cientifico, falado na aula de Psicologia do Desenvolvimento, foram estudados e comparados dois gémeos separados à nascença aquando o seu estado adulto. Foi possível concluir que as suas personalidades têm muitas vezes semelhanças com os dos pais, mas o meio onde foram criados teve um papel fundamental para definir as suas personalidades.
          Em suma posso concluir que a hereditariedade proporciona potencialidades que necessitam de um meio favorável para se desenvolver.

Sem comentários:

Enviar um comentário