Qual desta afirmações relativamente à teoria de piaget é verdadeira?

terça-feira, 17 de maio de 2011

Desenvolvimento cognitivo segungo Jean Piaget



    No mundo moderno Piaget é, talvez, a figura de maior relevo no estudo do desenvolvimento dos processos cognitivos do ser humano. O seu modelo teórico continua a dominar a investigação em psicologia do desenvolvimento. Sem este psicólogo, ou melhor sem o conhecimento que ele nos trouxe, a investigação desta ciência estaria muito menos desenvolvida, não querendo isto dizer que ela se reduz a Jean Piaget.
A sua teoria permitiu que se acabasse com a concepção de que a adolescência da criança era semelhante à do adulto, existindo entre elas mera diferença quantitativa. Segundo Piaget, a inteligência precede o pensamento, desenvolvendo‐se por etapas progressivas que exigem processos de adaptação ao meio. Deste modo, o desenvolvimento pressupõe a maturação do organismo, bem como a influência do meio físico e social.
    Neste vídeo podemos ficar a perceber no que consiste a teoria do desenvolvimeto aos olhos de Jean Piaget.

A teoria do desenvolvimento moral de Kohlberg

    O racíocinio moral refere-se ao modo como consideramos certo ou errado um determinado acto.
     Tentando compreender este fenómeno Kohlberg realizou uma série de investigações com crianças e jovens, dos EUA, México, China (Taiwan), Turquia e Malásia (Atayal). Estas crianças pertenciam a classes distintas e viviam tanto em zonas urbanas como rurais.
Kohlberg fez uso  do método de entrevistas inspirado em Piaget, apresentando aos sujeitos, dilemas morais hipotéticos, para serem analisados um de cada vez. Cada sujeito tinha que julgar os dilemas e apresentar as justificações, o investigador tinha o cuidado de deixar o sujeito à vontade para responder livremente para que este pudesse recolher maior esclarecimento possível quanto às justificações apresentadas.
   Os estádios foram então definidos com base nas respostas das crianças sendo estas enquadradas num determinado estado de desenvolvimento moral. Foram assim criados 3 níveis em que cada um teria inserido dois estádios.
Nível 1 - Moralidade pré-convencional
Estádio 1 - Orientação para a punição e obdiência
Estádio 2 - Individualismo e troca experimental
Nível 2 - Moralidade convencional
Estádio 3 - Expectativas interpessoais mútuas, relacionamento e conformidade interpessoal
Estádio 4 - Sistema e consciência social, manutenção da lei e da ordem
Nivel 3 - Moralidade pós-convencional
Estádio 5 - Contrato social ou direitos individuais democraticamente aceites
Estádio 6 - Princípios éticos universais
    Apesar deste estudo ser um dos mais importantes e relevantes para o estudo desta problemática, este foi ainda assim alvo de críticas. São quatro as principais críticas à teoria de Kohlberg: dúvidas sobre a universalidade dos estádios; acusação de elitismo; ignorância da especificidade do desenvolvimento moral das mulheres; desvalorização do papel da emoção e do hábito no processo de desenvolvimento moral. Aquela que parece ser a mais consistente foi dirigida por Carol Gilligan que critica o facto da teoria de Kohlberg ter sido desenvolvida a partir de um estudo conduzido com uma amostra de rapazes. Com efeito, a Tese de Doutoramento de Kohlberg baseou-se numa amostra de adolescentes do sexo masculino, prestando-se a que o estudo fosse acusado de esquecer a especificidade do desenvolvimento moral das raparigas. Carol Gilligan afirma que o nível pós-convencional de Kohlberg esquece a forma como as mulheres raciocinam sobre questões morais, quando estão em causa conflitos entre as regras sociais e os princípios éticos. Para Carol Gilligan, para além da moralidade preocupada com a justiça, os direitos e os deveres, existe uma moralidade relacionada com o cuidar dos outros, a qual privilegia a manutenção das relações interpessoais, a ligação afectiva entre as pessoas, o afecto e os sentimentos.