Qual desta afirmações relativamente à teoria de piaget é verdadeira?

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Tv Transamérica - A importância do sono

A importância do sono no desenvolvimento de uma criança

A unidade básica nervosa comum a todos os seres humanos é o neurónio, estima-se que no cérebro humano existam aproximadamente 15 bilhões destas células. Existem diversos tipos de neurónios, com diferentes funções dependendo da sua localização e estrutura morfológica, mas em geral constituem-se dos mesmos componentes básicos: corpo do neurónio, dendrites e axónio.
As dendrites e o axónio têm como função transmitir o impulso nervoso para os neurónios vizinhos, ou seja estabelecem a comunicação entre eles, através de ramificações. Estas ramificações ou ligações são muito importantes no desenvolvimento de uma criança na medida em que quando um bebé nasce, apenas as ligações básicas estão estabelecidas, ou seja o sistema nervoso, seus componentes e funções ainda estão um pouco “verdes”.
A partir do nascimento estas ligações vão ser maturadas e outras criadas, todas as competências sejam elas motoras, linguísticas ou cognitivas vão estar consolidadas quando as respectivas redes neuronais também o estiverem. Aqui reside a importância do sono no desenvolvimento de uma criança, pois irá ser durante o sono que as ligações neuronais irão ser consolidadas, ou seja as competências que a criança vai adquirir durante o dia só irão ser bem interiorizadas se houver uma boa dose de sono durante a noite. Uma boa dose de sono que deve ser de 8 a 10 horas seguidas na medida em que é apenas durante a fase 3,4 e REM (essencialmente nesta) do sono (sono profundo) que as ligações irão ser consolidadas.
Mas não se deve restringir a importância do sono apenas ao seu papel no sistema nervoso, “porque dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados,   podem afectar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e, mesmo, a longo prazo. Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e à diabetes.” (Dra. Regeane Trabulsi Cronfl).
É durante o sono, que as competências que foram aprendidas durante o dia são processadas e armazenadas. Se alguém, adulto ou criança, dorme menos que o necessário, não irá conseguir transformar em conhecimento aquilo que foi aprendido. Por outras palavras: se alguém não dormir bem e o tempo suficiente, sofrerá de maiores dificuldades para aprender coisas novas, seja a aprender a andar, seja  a apreender a matéria leccionada na aula de psicologia, porque tudo isto é uma questão de neurónios!